Populares

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Manchas brancas nas unhas.

Manchas esbranquiçadas, o que são??


Muitas são as causas de manchas brancas nas unhas incluindo traumas, micoses, intoxicações por metais pesados e carência de nutrientes. Tanto a deficiência de ferro, zinco e selênio podem se refletir com este sinal.


Exames bioquímicos podem ser solicitados para a confirmação ou você pode simplesmente adotar estratégicas para melhorar o funcionamento intestinal (aumentando o consumo de frutas, verduras e caso necessário, probióticos), evitar o uso de panelas de teflon riscadas e aumentar o consumo de selênio, ferro e zinco.
Sendo assim, uma deficiência de selênio pode comprometer o funcionamento do nosso sistema antioxidante endógeno e da glândula tireóide; e se o paciente tiver outros sintomas associados a tireóide, isso vai levar o nutricionista a ter uma conduta diferenciada, muitas vezes utilizando-se de suplementação, introdução de mais alimentos fonte e até encaminhamento para o médico especialista para realização de exames laboratoriais para que haja um tratamento adequado caso seja necessário.
Por outro lado, se for um sinal de deficiência de zinco, pode indicar que a pessoa tem uma má digestão, pois a formação do ácido clorídrico (substância que faz a digestão em nosso estômago) é dependente deste mineral. Muitas vezes essa suspeita é confirmada pelo próprio paciente por relatar uma má digestão, estufamento abdominal e azia. Sendo que esta baixa produção de ácido clorídrico faz com que os nutrientes sejam poucos absorvidos e possam com o passar do tempo se tornar também deficientes, prejudicando ainda mais o estado geral de saúde deste indivíduo.
Entretanto, devemos analisar sempre os outros sintomas relatados pelo paciente, pois muitas vezes podem indicar algum outro tipo de deficiência, ou até mesmo um excesso de algum nutriente. Além disso, associando o sintoma de manchas brancas nas unhas, as unhas quebradiças indicam deficiência de outros nutrientes, como ácido linoléico, cálcio, ferro e zinco.
Portanto, um atendimento nutricional adequado é aquele que analisa minuciosamente o paciente, para que seja possível identificar todos os sinais e sintomas que irão auxiliar o nutricionista a identificar a melhor estratégia para promover o equilíbrio do organismo. Pois se, podemos identificar tantas alterações no organismo ao analisar apenas as unhas, imaginem quantos sinais e sintomas nosso corpo demonstra e muitas vezes passam despercebidos? Por isso, uma avaliação Nutricional Funcional bem realizada, pode não só nutrir o paciente como agir na prevenção, controle e tratamento de diversas doenças que muitas vezes podemos achar que não tem relação direta com a alimentação.

Veja as fontes alimentares para encontrar estes nutrientes que tratam das suas unhas:

Selênio: principalmente oleaginosas (nozes, castanhas)
Zinco: carnes, peixes aves, laticínios, ostras, mariscos, cereais integrais, nozes, feijão
Ferro: carnes (principalmente vermelhas), feijões, frutas secas.

Esse texto é meramente informativo…
Quem informa e esclarece as dúvidas são os médicos…
Por isso, o melhor a fazer é procurar um, para não ficar com nenhuma dúvida!!!



Espero que tenham gostado do post.
Beijinhos e até o próximo. 

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela dica, tenho este mesmo tipo de manchas e so hoje resolvi procurar saber, foi assim que cai sobre tuas informaçoes, vou procurar um medico e pedir uma avaliaçao do meu estado de saude. Valeu!

    ResponderExcluir