Populares

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Como parar de roer unhas?


Roer as unhas, é um habito também conhecido como onicofagia. Quase sempre manifesta-se em momentos de stress, ansiedade ou nervosismo. Por vezes esse habito é iniciado logo na tenra infância, por volta dos 4 anos e pode acompanhar o individuo por toda a idade adulta.
Roer as unhas para além de deixar o aspecto das mãos horrível e repulsivo, também pode ocasionar problemas de saúde, pois os dedos contem bactérias embaixo das unhas que podem ser prejudicial à criança e ao adulto.
Existem tratamentos para que a criança deixe este hábito, entre eles terapia,  técnicas de relaxamento, exercícios físicos, ou ainda utilização de  substâncias com sabor desagradavel em cima das unhas, para repelir a boca e causar desconforto ao paladar.

DICAS PARA PARAR DE ROER As UNHAs:

  • Meninas podem manter as unhas com esmaltes coloridos - o que costuma funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as unhas. Outra alternativa é usar esmaltes que tenham sabores amargos.

  • Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar, já que estes óleos amolecerão as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas.
Outra dica é colocar pimenta na unhas, de modo que quando você roê-las sua boca ficará ardendo. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar.
Enrolar as pontas dos dedos com esparadrapos também funciona.

Lembre-se também que parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. Isso porque esse hábito é compulsivo!

Espero que tenham gostado do post.
Beijinhos e até o próximo! 

;*

4 comentários:

  1. Eu ruia a unha ai ficava com mta vergonha. Eu tentei parar de roer com esmalte que tinha gosto ruim e agora parei de roer. Suas dicas são mto boas querida.parabéns com seu blog e tudo de bom para vc.

    beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! Quando quiser esclarecer alguma dúvida ou comentar sobre algum assunto interessante é só avisar que eu posto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Se nada disso funcionar, arranque as unhas. É um pouco radical, mas tem resultado comprovado! ;D kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs eu morri de rir com esse comentário!!! rsrsrs

    ResponderExcluir